Linhas de Pesquisa

Ensino de design

Objetivo: Pesquisar sobre o ensino de design como meio de concepção de novas ideias e de visão multidimensional podendo contribuir na aprendizagem com o desenvolvimento de métodos lúdicos e pedagógicos promovendo uma aprendizagem significativa.

Ana Veronica Pazmino /Lisandra Andrade Dias / Paulo César Ferroli / Fernanda Iervolino / Chrystianne Goulart 

Métodos de projeto

Objetivo: Pesquisar os métodos (técnicas e ferramentas) advindos de diversas disciplinas para otimizar o processo de desenvolvimento de projeto e desenvolver métodos para as múltiplas abordagens e ênfases do design.

Ana Veronica Pazmino / Regiane Pupo / Rodrigo Braga / Lisandra Andrade Dias / Raquel Martinelli /Fernanda Iervolino / Paulo César Ferroli

Design e Sustentabilidade

Objetivo: Pesquisar teorias e saberes que possam auxiliar no desenvolvimento de produtos e serviços de baixo impacto ambiental dentro dos conceitos de eco efetividade, do berço ao berço e da inter-relação meio ambiente e sociedade.

Ana Veronica Pazmino / Paulo César Ferroli / Lisandra Andrade Dias

Design, Cultura e Arte

Objetivo: Pesquisar saberes sobre design, cultura e arte como meios de transformação da sociedade permitindo a quebra de paradigmas e a formação de novos saberes, aplicando diversas linguagens incluindo gráficas (bidimensional, sequencial e artística) e físicas (materialização, animação e stop motion).

Chrystianne Goulart / Lisandra Andrade Dias / Fernanda Iervolino

Projeto e Fabricação Digital

Objetivo: Pesquisar a aplicação da materialização por meio de técnicas de adição e subtração na obtenção de protótipos e modelos com prototipagem rápida para incentivar o uso da materialização durante todo o processo projetual e discernir na escolha de tecnologias apropriadas e inovadoras.

Regiane Pupo / Ana Veronica Pazmino / Ivan Luiz de Medeiros / Rodrigo Braga/ Raquel Martinelli

Design e Inteligência (Smart Design)

Objetivo: Pesquisar tecnologias e características envolvidas em produtos interativos e “inteligentes” (robótica, programação, sensores, atuadores, controladores, automação) visando aplicar tecnologias e programação em projetos de design.

Rodrigo Braga / Regiane Pupo / Ana Veronica Pazmino

Projeto Tecnologia e Inovação

Objetivo: Pesquisar tecnologias, processos e características de produtos e serviços para projetar inovações radicais e incrementais em produtos de alta complexidade como transportes individuais e produtos de media complexidade.

Rodrigo Braga / Regiane Pupo / Ana Veronica Pazmino /  Ivan Luiz de Medeiros

Tecnologia Assistiva (TA)

Objetivo: Pesquisar, desenvolver e materializar produtos e serviços que proporcionem qualidade de vida e inclusão para pessoas com deficiência por meio de um processo de projeto iterativo e centrado no usuário.

Regiane Pupo / Ivan Luiz de Medeiros / Ana Veronica Pazmino / Rodrigo Braga